HISTÓRICO DO NPOR/5º BE CMB BLD
HISTÓRICO
Núcleo de Preparação de Ofíciais da Reserva (NPOR)
5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado
“Batalhão Juarez Távora”
Para compreendermos a missão do NPOR/5º BE Cmb Bld, é necessário conhecermos um pouco sobre as motivações que levaram a sua instalação. Após a 1ª Guerra Mundial, o Capitão de Artilharia Luis Araújo Correia Lima passou a estudar os problemas referentes à mobilização dos países envolvidos no conflito.
Comparando os diversos mecanismos de formação de oficiais da reserva, constatou no Brasil a necessidade de preparo de oficiais para integrar o efetivo mobilizável.
Depois de uma dedicada campanha de recrutamento nas entidades de ensino superior da época, a primeira turma de oficiais da reserva foi formada, experimentalmente em 1924. Em 1926, o Ministro da Guerra determinou a criação de Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), junto às diversas Organizações Militares do Brasil.
Várias foram as tentativas para a instalação de um NPOR em nossa Unidade, sendo sempre frustradas pela falta de recursos. Em 1995, o Batalhão fez uma nova solicitação à 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército. Após uma série de considerações, finalmente foi autorizada a criação de um NPOR de Engenharia na nossa OM, materializada por meio da Portaria n°044 do Ministério do Exército, de 22 de junho de 1995.
Nesses 23 anos de existência, o NPOR/5º BE Cmb Bld já formou mais de 400 Aspirantes-a-Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, dos quais muitos se encontram no serviço ativo em diversas Organizações Militares do Brasil. De modo inconteste, vem se destacando como um colaborador na preparação de futuros líderes da sociedade das Gêmeas do Iguaçu e como uma escola de difusão do civismo e da disciplina.
Redes Sociais