Ingresso no NPOR / 5º BE Cmb Bld
O aluno interessado em ingressar no NPOR deverá se alistar em uma junta militar próximo de sua residência, ocasião em que receberá um documento denominado CERTIFICADO DE ALISTAMENTO MILITAR (CAM).
Vale lembrar que o alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.
De posse do CAM, o candidato deverá comparecer à Unidade do Exército para a qual foi designado. Esta informação constará no verso do CAM.
A partir de então, o candidato passará por 2 fases, a saber:
* 1ª FASE
- De posse do CAM, obtido na JSM, durante a fase do alistamento, o candidato deverá apresentar-se na Unidades do Exército, para a qual foi designado (verso do CAM);
- Chegando ao local, deverá informar sobre seu interesse em ingressar no NPOR/5 BE Cmb Bld. Feito isto, o candidato será designado para comparecer ao NPOR, para o processo de seleção especial.
- O endereço do NPOR é Rua Expedicionário Edmundo Arrabar, 2338, Bairro Santa Rosa, CEP 89400-000, Porto União – SC, situado no interior do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.
- Será realizada, nessa primeira etapa, um exame médico/odontológico, um teste físico e uma entrevista na Comissão de Seleção (CS/ 1ª Fase). Nesta ocasião, o candidato ficará sabendo se está Apto ou Inapto.
Os candidatos às vagas do NPOR devem atender às seguintes exigências mínimas:
- Estar concorrendo à Seleção para o Serviço Militar Obrigatório;
- Ser brasileiro nato, na forma estabelecida pela Constituição da República Federativa do Brasil;
-Ser solteiro;
- Ser considerado apto "A" sem restrição, na Comissão de Seleção (CS) Geral (1ª fase);
- Ser universitário ou estar matriculado no ano de prestação do serviço militar no ensino superior;
- Ter, no mínimo, 1,60m de altura e correspondência de peso e perímetro torácico;
- Ser alistado em uma Junta de Serviço Militar tributária do NPOR;
- Residir em município tributário de OFOR (cidades vizinhas à Porto União-SC) - consulte o Plano Regional de Convocação (PRC), disponível no site da 5ª RM.
* 2ª FASE
- No ano seguinte, o candidato deverá retornar ao Quartel, na data em que a comissão de seleção determinar (verso do CAM), onde ficará sabendo se retornará para o NPOR ou não.
- Retornando para o NPOR, o candidato passará para a 2ª fase do processo seletivo. Nesta seleção complementar, o candidato realizará uma revisão médica, um teste físico, uma entrevista e um exame intelectual nível ensino médio. Todos estes exames serão realizados no NPOR.
- O Exame de Aptidão Física é composto dos seguintes testes:
*Corrida em 12 minutos:
-Índice mínimo = 2100 Metros
*Flexão de Braços:
-Índice mínimo = 18 repetições
*Abdominal supra em 5 minutos:
-Índice mínimo = 26 repetições
*Flexão de Barra:
-Índice mínimo = 2 repetições
Observações:
1. O Candidato deverá obter o índice mínimo nas 04 (quatro) modalidades do Exame de Aptidão Física. Caso esta condição não seja alcançada, o candidato será eliminado da seleção.
2. Este exame servirá com critério de desempate do exame intelectual, isto é, a aptidão física será expressa por notas que servirão de critério de desempate para o Exame Intelectual. O índice mínimo de cada exercício corresponde a nota 5,0 (cinco vírgula zero), que na execução de qualquer tarefa será eliminatória.
3. O Candidato deverá conduzir para a seleção complementar (2ª fase): tênis para corrida, calção e camiseta. Será disponibilizado um alojamento para os candidatos trocarem de roupa.
- Após o teste físico ocorrerá a fase das Entrevistas, com caráter eliminatório.
- E finalmente, se o Candidato for apto na revisão médica, no teste físico e na entrevista, ele realizará o Exame Intelectual, que possui caráter classificatório e é constituído de:
• uma redação; e
• uma prova objetiva (disciplinas: Matemática, Português, Geografia e História) - nível 3º ano do ensino médio.
- Para o exame intelectual, o candidato deverá comparecer com 1 (uma) hora de antecedência no local designado, portando o CAM, documento de identidade (com foto), lápis, borracha, caneta azul ou preta. Não ingressarão no local de prova os candidatos que não estiverem vestidos adequadamente, pois bermuda, camiseta e chinelos são proibidos em todas as fases do processo seletivo.
Obs: A efetivação da matrícula no NPOR está condicionada ao candidato estar frequentando o ensino universitário, em estabelecimento escolar devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), quando da CS (2° Etapa).
Informações sobre o Curso de Formação para Oficiais da Reserva
Período de instrução: as instruções são ministradas no período da manhã, durante aproximadamente 10 (dez) meses. O Curso divide-se em períodos distintos:
- Período Básico (15 semanas)
- Período de Formação e Aplicação (29 semanas)
A maioria das instruções ocorrerá durante o período da manhã, sendo que alguns dias também transcorrem pela tarde, com o intuito principal de não prejudicar o desempenho do aluno em seu curso universitário;
- Situação após o curso (com aproveitamento): O Aluno é declarado ASPIRANTE-A-OFICIAL DA RESERVA NÃO REMUNERADA, DA ARMA DE ENGENHARIA.
Última atualização (sábado, 01 de Fevereiro de 2014)
Redes Sociais